quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Quais os impactos na qualidade de vida?

O impacto da FM na qualidade de vida é considerado global, envolvendo aspectos pessoais, profissionais, familiares e sociais que, em certos casos, são comparáveis aos causados por outras doenças crônicas também incapacitantes, como a artrite reumatoide. 
Uma questão central para os fibromiálgicos é a dificuldade para a execução de tarefas, sejam profissionais ou não. Os pacientes mostram-se extremamente inseguros quanto ao seu desempenho pessoal, gerando um estado crônico de revolta em relação a sua saúde. 
Outro aspecto sempre relatado nos estudos qualitativos é o impacto negativo na vida social. Indiferença por parte de amigos e familiares, problemas conjugais e diminuição da frequência de atividades de lazer e mesmo religiosas. 
O medo da dor futura é um dos fatores mais citados como influenciadores do bem-estar. Não saber como será o dia seguinte é uma das dúvidas cruciais para os pacientes com fibromialgia. Pacientes com maior medo de dor futura referem maior incapacidade e maior quantidade de emoções negativas, e apresentam maior intensidade de dor e maior número de pontos dolorosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário